Quem sou eu

Minha foto
Jornalista e músico por amor a ambos os ofícios, mantenho esse espaço sem fins lucrativos para divulgar a cena local, seja com a participação de banda locais, seja com a bandas nacionais.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Teste de Equipamento .Encordoamento D'addario EJ26 Custom Light 11-52 Phosfor Bronze


No mundo dos instrumentos nada revolucionários foi lançado nos últimos anos, além dos instrumentos de modelação, como as guitarras, violões e amplificadores da Line 6. E o que essas ferramentas têm de tão revolucionário? Emulam coisas lançadas a muitos anos e que são consideradas clássicos e referências sonoras para todos. Mas no mundo dos acessórios e encordoamentos, nada é tão relevante, nem o revestimento antiferrugem abalou a credibilidade de alguns encordoamentos. Sabendo disso a D’addario, mantém em seu catalogo clássicos que durante muitos anos fizeram e continua fazendo os sons que amamos e ouvimos durante décadas.

O EJ26 Custom Light 11-52 é um bom exemplo disso. Feito de bronze fosforoso o encordoamento evoca sons de folk bem balanceados com graves profundos, médios acentuados e agudos cintilantes, ao melhor estilo James Taylor. Instaladas em um violão Condor DC 73. A tensão das cordas .011 (minha preferida) é, ao meu ponto de vista, mais macia do que os tenho usado comumente (feitos de bronze 85/15). Quanto ao timbre do encordoamento tenho apenas uma ressalva, os agudos podiam ser menos presente, dando uma característica mais macia aos sons produzidos quando atacadas com palheta. Para tocar com os dedos até mesmo timbres de jazz e MPB são super agradáveis.

Mas é para rock e blues que essas cordas foram feitas. Com um ataque forte com os dedos os timbres foram bem agressivos e com bastante punch. Com a palheta, uma profusão de graves vem a tona, graves e profundos, tanto quanto os melhores violões para MPB são capazes de produzir. Mas para o meu gosto é com a palheta que o único defeito deste encordoamento vem a tona. Os agudos são demasiadamente brilhantes. Com outros instrumentos acompanhando tive a nítida impressão que só podia ouvir as cordas graves e que as agudas eram ofuscadas pelas outras frequências.

Levando em consideração as qualidades desse encordoamento, músicos que tem um instrumento mais macio de se tocar, devem ter esse instrumento encordoado com o EJ26 Custom Light, e com outro jogo de sua preferência para o ataque com palheta, mas se seus ouvidos mostrarem que esse é seu som, faça destas cordas o padrão em seus instrumentos. Você com certeza não irá se arrepender.

Nenhum comentário: