Quem sou eu

Minha foto
Jornalista e músico por amor a ambos os ofícios, mantenho esse espaço sem fins lucrativos para divulgar a cena local, seja com a participação de banda locais, seja com a bandas nacionais.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Como Limpar um violão!



Todo mundo que toca violão já deve ter tocado no violão de algum amigo e teve sérias dúvidas quanto aos hábitos de higiene do amigo. Isso acontece por conta do nosso suor, nossas mãos tendem a suar em demasia quando tocamos e nossos braços também. Essa reação orgânica faz com que o nosso amado violão velho de guerra fique com o aspecto meio, digamos, sujo, mas poucos cuidados fazem verdadeiros milagres pela higiene do nosso parceiro.

Pra começar a gente deve tirar as cordas do violão, e passar um pano seco para tirar o excesso da poeira que se avoluma em lugares de difícil acesso, como na paleta, próxima ao nut e corpo abaixo das cordas. Após isso faremos uma limpeza mais profunda onde deveremos tirar o excesso de gordura que fica acumulado no corpo, na região onde o braço repousa, e na escala, onde a sujeira se acumula com mais facilidade. Para podemos usar produtos específicos para esse fim, que são vendido nas melhores lojas da sua cidade, mas, faremos tudo a moda antiga, afinal de contas, como seu avô e os amigos dele faziam para limpar os instrumentos naquela época? É bem simples! E vamos começar. Na época dos nossos vovôs, os instrumentos eram limpos com produtos que nossas vovós usavam pra limpar os moveis. São eles, um produtos pra lustrar moveis encerados, até um tipo de cera, um óleo pra dar uma hidratada, e alguma coisa pra polir os trastes.

Pra começar, cuidaremos da escala. Com um pedaço de palha de aço, passaremos cuidadosamente por sobre os trastes, isso tirará deles o encardido e a possível ferrugem acumulada por conta do nosso suor, com mais cuidado ainda deveremos passar essa palha de aço na escala até tirar por completo aquela massinha que fica grudada na escala após alguns meses de uso. Cuidado no uso da palha de aço pois solta pequena limalhas do aço que podem prejudicar sua visão e lhe causar um mal respiratório se inalado. Após a limpeza da escala deveremos hidratá-la um pouco. Com muito cuidado usaremos um pedaço de algodão e o óleo (existem vários óleos nas prateleiras dos supermercados, mas dê preferência aos óleos vegetais) aplicaremos uma ou duas gotas de óleo no chumaço de algodão e espalharemos isso por toda a escala, retirando o excesso com um pano seco. Chamo atenção para a quantidade de óleo a ser aplicada, são apenas uma ou duas gotas, mais que isso deixará a escala melecada e com cheiro desagradável de móvel velho.

Com a escala do violão pronta agora vamos ao corpo. Hoje encontramos no supermercado umas ceras líquidas que aplicaremos com um pano macio. Espalharemos por toda a parte envernizada do instrumento. Após essa aplicação deveremos passar um pano, também macio, mas dessa vez seco, para polir. A superfície ficará lisa e brilhante e toda a gordura depositada será removida, além do mais esses produtos tem um cheirinho bastante agradável, deixando o nosso parceiro com aquela sensação de limpo, como se tivesse acabado de tomar um banho. Após esse trato coloque cordas novas, isso ajudará a manter seu instrumento limpo e fará uma higiene sonora nos seus ouvidos! A mesma técnica de limpeza pode ser usada em outros instrumentos como guitarras, baixos, violas e etc...

Nenhum comentário: