Quem sou eu

Minha foto
Jornalista e músico por amor a ambos os ofícios, mantenho esse espaço sem fins lucrativos para divulgar a cena local, seja com a participação de banda locais, seja com a bandas nacionais.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Teste de Equipamento - Violão Condor C-30

Com a invsão dos equipamentos asiáticos no mercado nacional ficou difícil escolher um violão de preço convidativo para compor, gravar em home studios ou simplesmente tocar em casa com o amigos. as opções são quase que infindáveis, de marcas renomadas e marcas nem tão conhecidas assim. Sendo o Brasil um país com tradição e boa reputação na fabricação de violões nylon, é ainda mais difícil decidir qual violão comprar. A Condor, uma jovem empresa nacional que incorporou uma tendência mundial, projeta em casa e fez da Ásia o seu parque industrial.

Nos seus modelos iniciais encontramos boas opções abaixo de R$ 350,00, como o Condor C-30 um instrumento de preço acessível com uma boa configuração de madeira conferindo a ele um som forte e equilibrado. Com corpo em Mogno laminado e tampo em Spruce Plywood também laminado, braço feito com mogno com escala em Rosewood, e tarrachas de fabricação própria, o violão é bastante confiável. Ao meu ver apenas o nut e o rastilho devem ser trocado. São confeccionados em plático quando deveriam ser de osso, o que garantiria ao instrumento um som mais orgânico e menos anasalado.

Equipado com um encordoamento Giannini Clássico de tensão leve, os sons produzidos pelo violão foram bastante agradáveis, apropriados para Musica Popular Brasileira, com graves cheios, médios discretos e agudos doces e macios. O som me pareceu um pouco nasal como já dito, mas um investimento de pouco mais de R$ 10,00 em um luthier seria o suficiente para melhorar ainda mais o som desse violão clássico. É bem verdade que com cordas tensão média ou pesada os sons produzidos fiquem ainda mais acentuados colocando o violão em uma situação confortável para por exemplo fazer uma gravação, mas isso depende do instrumentista, da sua pegada, e do seu gosto.

A grande verdade é que o C-30 é um instrumento justo, com ótima relação custo benefício e que pode ser usado sem medo algum em experimentações pelo seu dono. A Condor provou que a fórmula esta dando certo e que essa promessa ainda vai longe, e eu fico imaginando quando essa fábrica levar essa fórmula até o campo dos violões assinatura, como já fazem a Giannini e a Tagima. Lembrando que a Guitarra feita em parceria entre a Condor e Nelson Farias é uma boa referência do que podemos esperar.

Nenhum comentário: