Quem sou eu

Minha foto
Jornalista e músico por amor a ambos os ofícios, mantenho esse espaço sem fins lucrativos para divulgar a cena local, seja com a participação de banda locais, seja com a bandas nacionais.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Como comprar um violão?


Esse mês fui surpreendido por amigos músicos que já tem uma boa experiência e bons ouvidos com muitas dúvidas na hora de escolher um bom violão. E pra surpresa geral essas dúvidas são mais frequentes do que se imagina. Mas na hora de decidir, pra facilitar e exaurir essas dúvidas, existem sempre uma série de perguntas a ser respondidas. Que tipo de violão eu preciso ou quero? Que tipo de som eu quero conseguir? Quem são os meus artistas preferidos? Quanto estou disposto a gastar? Por mais tolo que pareça, responder essas perguntas reduzem consideravelmente as opções disponíveis na hora de decidir qual o melhor instrumento na hora de comprar.

Que tipo de violão eu preciso ou quero? Essa perguntar refere-se ao tipo do corpo do instrumento. Clássico, flat, sólido, folk, jumbo, auditorium e tantos outros quanto estiverem disponíveis. Cada um deles corresponde a uma sonoridade diferente. Do jumbo, que como o nome diz se refere aos violões de corpos grandes e arredondados, com sons grandes, bem encorpados, com bastante graves e bons agudos, passando pelos modelos folk, que são aqueles também grandes, mas com formatos mais quadrados, auditórium, que são aqueles que tem o formato mais tradicional, os clássicos que são os tradicionais , os Flat, que aparecem em qualquer modelo de violão, mas geralmente com corpo fino e o sólido que tem o som próximo a o de uma guitarra quando desplugado, mas que quando plugado comportasse como um violão comum.

Que tipo de som eu quero conseguir? Essa pergunta por si só já é bem específica mas pode nos levar a outra pergunta: Quem os meus artistas preferidos? Essas perguntas refere-se também ao tipo de encordoamento que será usado. Aço ou Nylon? Esse pergunta será respondida com o tipo de som que você vai tocar. Escute e veja shows e DVDs dos artistas que você gosta, isso é uma referência para o tipo de cordas que vai usar. Lembro ainda que nada impede que você toque samba com um violão cordas de aço ou um rock and roll com um violão cordas de nylon.

Quanto estou disposto a gastar? Essa talvez seja a mais determinante de todas as perguntas. Essa vai deixar bem claro quais são os violões que estão na sua faixa de aquisição e quais são os instrumentos que pode vir a ser seu. Vale lembrar o que aprendemos nas aulas de Geografia do ginásio, onde os mestres espalhados por todo Brasil apontam a China como a fábrica do mundo e é bem provável que o violão que você quer seja fabricado lá, inclusive se a fábrica for nacional, pra elas é melhor e mais lucrativo comprar instrumentos feitos em grandes linhas de produção chinesas do que produzir em suas fábricas. Assim pesquise muito, veja vários violões na mesma faixa de preço e assim que achar um que se encaixe no seu orçamento e no timbre que tanto procurou, teste outros da mesma marca e modelo. Modelos idênticos as vezes são bem diferentes, lembre-se que as madeiras são responsáveis pela sonoridades dos violões e que as vezes uns pedaços podem soar diferente dos outros.

E se for elétrico? Essa é uma pergunta que depende da aplicação que o músico vai dar ao instrumento. Pra tocar na noite fica quase impossível não ter um violão elétrico, a não ser que você seja João Gilberto. A maior parcela dos instrumentos do mercado já vem com afinador embutido no circuito de equalização. Mas mesmo assim, teste! Peça ao vendedor que plugue o violão em um amplificador acústico, ou em um sistema de P.A.. Ainda assim vale lembra que há alguns sistemas de amplificação que não tem afinador mas tem uma sonoridade superior e mais equilibrada que a maioria.

No mais, o mais importante mesmo é seguir o seu maior mestre. O seu ouvido, ele é quem lhe diz se é agradável ou não. Para encontrar uma referência de timbre que seja boa teste um violão mais caro do que o que você procura, violões mais caros tem uma sonoridade mais madura, e podem servir como referencial. No mais após escolher e fechar o negócio é só se divertir com o novo brinquedo!

Nenhum comentário: