Quem sou eu

Minha foto
Jornalista e músico por amor a ambos os ofícios, mantenho esse espaço sem fins lucrativos para divulgar a cena local, seja com a participação de banda locais, seja com a bandas nacionais.

terça-feira, 2 de março de 2010

Teste de Equipemento - Encordoamento Nig 0,011 para violão aço


Comprar um encordoamento para violão é uma ciência inexata. Afinal de contas o que agrada a uns pode não agradar a outros. Existem timbres, materiais e calíbres dos mais diversos pra agradar a qualquer tipo de músico, desde os mais exigentes aos mais inusitados. Em busca do que me agrada as vezes testo uma marca diferente do que uso costumeiramente, na tentativa de encontrar o timbre dos sonhos, para mim algo macio com agusdos forte e capaz de me levar ao nirvana.

Assim fui em busca de cordas pro meu violão e ja conhecendo o encordoamento Nig que usei em minha guitarra resolvi comprar um encordoamento para meu violão aço. Minha preferência é pelo encordoamento 012, mas é difícil encontrar em Maceió, os músicos daqui preferem os calibres mais leves, o que ao meu ver prejudica o timbre, mas acabei me deparando com o encordoamento NIG 011 com cordas prateadas. Ao retirar da embalagem fiquei com um certo receio por conta da cor, uma bobagem sem tamanho a cor poderia ser qualquer outra sem que o timbre fosse prejudicado.

Para testar as cordas recrutei meu violão Condor CD-73CE. ao instalar o violão o primeiro sinal de qualidade afinei e a afinação foi mantida cedendo devagar. Uma noite após a instalação a afinação caiu cerca de um ton inteiro mas após isso afinei o violão e as cordas mativeram a afinação (E Padrão). O timbre do encordoamento é equilibrado, os graves e médios são encorpados mas com punch. Os agudos são cheios e presentes, algumas pessoas podem até achar que são exessivos, mas isso é uma característica de alguns encordoamentos assim que instalados, com um pouco de tempo o timbre se acomoda e torna-se agradabilissimo. O revestiemnto prateado é um pouco frágil e começou a enferrujar algumas horas após a instalação perdendo o brilho, nada que afetasse o timbre, mas poderia manter a aparência pelo menos por uma semana, como acontece com as melhores marcas.

No mais é confortável aos dedos, aos bolsos e aos ouvidos. Os sons dos dedos raspando não é algo que chega a ser chato, é até discreto. Por isso meus amigos, tenham curiosidade! Tentem o novo, ouçam o inusitado, e se desarmem pra testar coisas novas, isso pode surpreender você e seus sentidos!!!

Nenhum comentário: