Quem sou eu

Minha foto
Jornalista e músico por amor a ambos os ofícios, mantenho esse espaço sem fins lucrativos para divulgar a cena local, seja com a participação de banda locais, seja com a bandas nacionais.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Do rock alternativo ao Brega!


Foi nesse inusitado caminho que a banda Los Borracho Enamorados alcançõu o reconhecimento e o sucesso. A tragetória da banda, que já tem mais de 10 anos de estrada, se confunde com a música marginalizada do país, não a música ruim, mas a música que a mídia insiste em dizer que não é popular, e por isso não é tocada na rádio. Abaixo vocês conferem uma entrevista com muito bom humor e muita humildade de um dos músicos da banda que tem mais de 1.000.000, isso mesmo 1 milhão, de acesso no you tube.

A banda Los Borrachos Enamorados vem de uma banda da cena alternativa de Maceió, a Mr. Freeze, o que essa trajetória agregou ao trabalho de vocês?

Negro Castro: Na Mr.Freeze tivemos a oportunidade de ganhar experiência de palco, fizemos muitos shows dentro e fora do estado, muitas amizades foram feitas nesse período também, e o mais importante é que indiretamente a banda também é uma das nossas influências, afinal, a Los Borrachos não é um projeto fechado, tudo de ruim a gente pode absorver para banda que vira graça. Rsrsrs...
Partir por brega foi uma jogada de marketing?

Negro Castro: Não. Foi uma jogada de sorte, uma tremenda “Cagada”. Tocávamos brega por diversão, e foi nessa diversão que as pessoas começaram a se interessar pelo projeto, até chegar o momento do nosso atual produtor nos fazer o convite para nos dedicarmos inteiramente ao brega, foi onde surgiram algumas mudanças inclusive do nome da banda. 
De Boy Nascimento é o vocalista perfeito para o brega?

Negro Castro: Quase perfeito, tirando o probleminha de tempo e as desafinações no resto ele é bom. Rsrsrs... Estou de onda! Diria que sim, ele é o vocalista perfeito para banda, pois gosta realmente de brega, canta muito bem, tem uma grande presença de palco e o mais importante, é um grande amigo, na Los Borrachos a amizade faz 80% do Show.

Por que Los Borrachos Enamorados?

Negro Castro: Idéia da esposa do produtor. Queríamos um nome que tivesse relação com bebida e ela teve essa “brilhante” idéia, Los Borrachos Enamorados em português significa “Os Bêbados Apaixonados”.

No brega e no Rock, quais são a influências de vocês?

Negro Castro: Cara, poderia passar uma tarde toda aqui falando das músicas que cada um dos integrantes gosta, somos todos muito ecléticos. Será que eu respondo sua pergunta dizendo os DVDS que assistimos na ultima viagem? Vou ariscar, nos vimos: Adelino Nascimento, Zé Ramalho (Cantando Raul), Banda Eva (Lugar da Alegria) e a Prévia do nosso DVD gravado em Aracaju que vai ser lançado final desse mês.
Tive a oportunidade de assistir um show de vocês no orákulo e tive a impressão que é uma grande festa... É isso mesmo? Vocês se divertem mais do que trabalham?

Negro Castro: Por traz de toda a brincadeira que você viu tem um trabalho sendo realizado. Acho que a diferença é que fazemos tudo com coração e entre amigos, e o público vai aos nossos shows querendo isso mesmo, diversão, bagunça, liberdade para gritar “Eu Sou corno” rsrsrsrs... Se tocássemos todos sérios não estaríamos sendo naturais.
A banda tem utilizado mídias alternativas para divulgar o trabalho, como a internet, aonde o vídeo "Vou sim, quero sim, posso sim, minha mulher não manda em mim", já passou de um milhão e 50 mil acessos, vocês esperavam toda essa repercussão?

Negro Castro: A Los Borrachos é uma banda independente, tudo que conquistamos foi através de muito trabalho, e grande parte com ajuda dos meios de divulgação gratuitos, que sem sombra de dúvidas são a porta de saída para os artistas que não tem grana mostrarem seu trabalho para um número maior de pessoas. Quanto ao clipe de “Vou sim”, gravamos totalmente sem pretensões junto com o pessoal do Maceió 40 Graus. No dia que colocamos o vídeo no ar tivemos mais de 20 mil exibições (Com isso fomos à página inicial do Youtube) daí pra frente não tivemos mais controle, só crescia o número de visualizações, passamos até no programa do GUGU, estamos curtindo ainda o sucesso dele, gente de todo Brasil nos liga parabenizando, foi um divisor da nossa curta carreira, não esperávamos que fosse tão longe.
A que vocês atribuem esse sucesso todo?
Negro Castro: Trabalhar com amor, sinceridade, não querer passar por cima de ninguém.
Falando um pouco do equipamento, as guitarras e violões que eram usados na banda anterior ainda são usados na Los Borrachos? Quais são?
Negro Castro: Tanto eu, quanto o guitarrista continuamos com os mesmos equipamentos usados na banda anterior, mas tivemos que adquirir mais instrumentos, pois na correria (Chegamos a fazer quatro shows em um dia) temos que ter equipamentos reservas.

Guitarra usa: Tagima Hand Made Tg-635 Head Invertido
Fender Strato Americana

Violão usa: Tagima Twelve Tuner 12 Cordas
Condor Midi Plus


Vocês já têm contrato com alguma gravadora?

Negro Castro: Não, trabalhamos totalmente independentes.

Mas já receberam alguma ligação com uma proposta de contrato?

Negro Castro: Até o momento não.

E convite para sair do estado? No site de vocês já há alguns shows agendados para o estado de Sergipe?

Negro Castro: Em Sergipe estamos bem consolidados, fazemos no mínimo dois shows por mês. Já tocamos em Pernambuco, e temos convites de outros estados, mas por enquanto estamos cumprindo a agenda que já está fechada até março desse ano. Estamos planejando uma pequena turnê, se tudo der certo esse ano ainda muitos estados vão conhecer a pior coisa ruim do mundo.

No show que assisti vocês apresentaram uma nova pegada para o carnaval. Vocês vão criar o Brega Elétrico?

Negro Castro: Já criamos. Quem quiser pode nos chamar para puxar bloco que vai ser show de bola.

Qual o recado que vocês deixam para o público ou para os outros músicos que vão ler a entrevista?

Negro Castro: Toquem com o coração que um dia seu trabalho irá ser recompensado, se estiverem na dúvida se gostam mesmo de tocar procurem uma faculdade e estudem bastante. Rsrsrsrs...

confiram o site da banda onde o CD está disponível: http://www.bandalosborrachos.com/
veja também o vídeo com mais de 1 milhão de acessos no link: http://www.youtube.com/watch?v=QS3G_ErpFqY

2 comentários:

ANGELICA LINS disse...

Gostei da postagem!
Também sou Alagoana. Não sou da música, sou da escrita.[risos]

Unknown disse...

Muito boa a entrevista. Ri d+.